Você está aqui: Página inicial > Notícias> Agricultura familiar é capacitada para produzir cacau com responsabilidade socioambiental

Produzir cacau com responsabilidade socioambiental

Conscientizar agricultores familiares sobre as múltiplas possibilidades de produzir cacau de qualidade e altamente sustentável. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Fundo Vale, investem continuamente na capacitação dos produtores de cacau.

Oficinas

Nos encontros em forma de oficinas os produtores de cacau recebem informações quanto à produção de mudas, manejo de cacau, nutrição de plantas com insumos agroecológicos, prevenção e controle de pragas e doenças além da regularização ambiental e acesso a políticas públicas.

Apoio ao Homem do Campo

O Secretario Municipal de Agricultura informa que o curso de capacitação de cacau com responsabilidade socioambiental, adotando aplicação da biocalda vem sendo realizado deste novembro de 2013, com total apoio da atual administração municipal.

Certificação Imaflora

De acordo com o biólogo Leo Ferreira, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) lembra sobre a importância da capacitação e que surgiu da necessidade de conscientizar os agricultores familiares de que é possível produzir cacau de qualidade na região. Para isso, é preciso alguns critérios para se obter amêndoa adequada à produção altamente rentável e com sustentabilidade com a utilização da Biocalda.

Resultados

Uma propriedade rural localizada na Vicinal Jabuti de propriedade do produtor rural, João Fernandes Lustosa, conhecido por todos por Tuka, afirma que já esta aplicando a Biocalda na lavoura de cacau e que os primeiros resultados são satisfatório.

Dia de Campo

Já para os agricultores Antonio Gomes da Rocha  e a senhora Grilnaria Maria da Silva Rocha, enaltecem o trabalho desenvolvido pela administração na área da agricultura em oportunizar condições de renda ao homem do campo. Homem da coluna se diz satisfeito com o que aprendeu com relação à biocalda.